LOGO DO CABEÇALHO

O que é o acompanhamento terapêutico (AT)?

Uma clínica diferenciada, sem muros. O encontro com o AT é sempre no lugar escolhido pela pessoa acompanhada ou com a pessoa, onde se sente mais à vontade e acolhida. Pode ser em casa, um jardim, um parque, uma sorveteria, uma lanchonete, na rua, na escola, no trabalho ou quaisquer outras instituições que façam sentido na vida da pessoa.

Um dispositivo de tratamento, novo, revolucionário e contrário a todo tipo de institucionalização e patologização. O seu encontro com essa modalidade de cuidado em saúde mental vai mudar sua vida. Seja para você ou para alguém que conhece e ama.

É um cuidado colaborativo de superação dos sofrimentos!

Imagem Lugar de Encontro


Quem se beneficia com o acompanhante terapêutico?

Nossos acompanhantes terapêuticos atendem crianças , jovens, adultos e idosos que encontram-se em sofrimento psíquico que os impossibilitam circular pela cidade, ter autonomia ou buscar novas estratégias para superação dos sofrimentos.

Onde o AT pode acompanhar?

Como dar início ao acompanhamento terapêutico?

O trabalho realizado pelo nosso AT rompe com olhar estigmatizante do sofrimento psíquico e reconhece a pessoa como ela é, empoderando-a, considerando suas potencialidades e capacidades, visa a emancipação e senso de pertencimento. Um trabalho colaborativo que leva em consideração a pessoa, seus desejos e sua rede de apoio como médico de referência, psicólogo, a escola, o trabalho, o bairro e vizinhos.

O Lugar de Encontro reconhece que não é possível um trabalho de qualidade sem a articulação entre as diferentes formas de cuidado.

Como realizamos os encontros?

São inúmeras as possibilidades de trabalho do acompanhante terapêutico.

O AT vai até as pessoas, participa de seu dia a dia, pensa em formas criativas e potentes de intervenção como meio de trazer vida e esperança ao cotidiano dos acompanhados.

Quanto tempo dura o AT?

O tempo de Acompanhamento vai depender muito da situação apresentada, das questões trazidas para o trabalho, e tudo será pensado e avaliado de acordo com as demandas e evolução de cada pessoa.

O importante é que fazemos junto e não pela pessoa. Promovemos autonomia!

Atividades que podem ser realizadas:

Envie-nos uma mensagem